5 Formas de Usar a Chia nas Refeições do Diabético

Saiba nesse artigo tudo que você precisa sobre o poder da chia para diabético:

  • Quais os benefícios da chia para o diabético?
  • Qual a melhor forma de usar a chia?
  • Opções criativas para te ajudar a criar receitas deliciosas no dia a dia do diabético?

Isso e muito mais você aprende aqui. E no final desse artigo deixei algo especial para você.

Benefícios da Chia para o Diabético

  • Rica em Fibras: A chia é uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis. As fibras ajudam a retardar a digestão e a absorção de carboidratos, o que pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue após as refeições.
  • Baixo Índice Glicêmico: A chia tem um baixo índice glicêmico, o que significa que ela não causa picos rápidos nos níveis de glicose no sangue após o consumo. Isso ajuda a manter a glicemia mais estável ao longo do tempo.
  • Fonte de Proteínas e Gorduras Saudáveis: A chia é rica em proteínas vegetais e ácidos graxos ômega-3. As proteínas e gorduras saudáveis ajudam a promover a saciedade, controlar o apetite e estabilizar os níveis de glicose no sangue.
  • Hidratação: Quando em contato com líquidos, as sementes de chia formam um gel viscoso em torno delas, o que pode ajudar na hidratação e na manutenção do equilíbrio hídrico do corpo.

 

Então, para os diabéticos a Chia é uma excelente opção. Com certeza esse alimento é um aliado para a sua saúde. Abaixo opções deliciosas para fazer em casa:

Hidratar a chia com ingredientes aliados é uma excelente opção para o diabético, veja:

Como Hidratar a chia e variar o Cardápio do Diabético?

Opção 01: dica CDD

– Em um recipiente de louça ou vidro adicione 02 colheres de sopa de semente de chia e 100ml de bebida vegetal de castanha de caju, amêndoas, coco ou amendoim. Bebidas que não aumentar a sua glicemia. Essa mistura servirá para fazer deliciosas sobremesas como a imagem acima. Basta acrescentar um pouco de adoçante, frutas vermelhas ou castanhas e tá pronta. Evite usar leite de vaca ou de aveia.  

Opção 02: dica CDD

– Em uma xícara chá acrescente 02 colheres de sopa de semente de chia e complete o restante com água filtrada. Deixe por pelo menos 06 horas na geladeira. Após esse período deve formar uma espécie de gelatina natural. Use essa chia hidratada em shakes, sucos, pudins e com frutas. Você não imagina como te dará saciedade e reduzirá o desejo de comer doces. Veja na imagem a seguir uma bela opção de shake para diabético. 

Morangos,chia hidratada, bebida vegetal de castanha, gelo e adoçante a gosto, tá pront essa delícia.

 

Opção 03: 

  – faça um mingau usando a chia como base. Leve ao fogo em uma panela 01 xícara de chá de bebida vegetal de castanha ou leite de coco, acrescente 01 colher de sopa de semente de chia e 01 colher de sopa de cacau em pó 100% alcalino, adoçante a gosto e misture em fogo baixo até a chia dobrar de tamanho. Se precisar acrescente mais um pouco de bebida vegetal. Monte seu mingau em uma tigela e para finalizar raspe chocolate zero açúcar ou chocolate 70 ou 80% por cima.

Opção 04: 

– Utilizar a bebida vegetal de chocolate que indicamos nesse post para fazer o seu mingau, use a semente de chia e acrescente a bebida de chocolate zero açúcar até chegar á textura de mingau. Faça o mesmo. Monte seu mingau em uma tigela e para finalizar raspe chocolate zero açúcar ou chocolate 70 ou 80% por cima.  (abaixo os links dos produtos). 

Crie o seu mingau de chocolate com os ingredientes aliados do diabético, aqui você encontra tudo.

 

Opção 05: 
   – se você ama dica prática vai gostar dessa aqui. Hidrate a semente de chia com iogurte 02 ingredientes, aquele que não é adicionado nenhum tipo de açúcar, deixe por pelo menos 02 horas na geladeira, adoce se preferir e depois adicione as frutas aliadas do diabéticos. Veja as opções, nada de banana, pois é rica em frutose e pode alterar a sua glicemia. 
Lista de algumas frutas aliadas: 
 – morango, amora, acerola, abacate, coco, goiaba, acerola, kiwi, pitaya, maracujá, além claro das castanhas de caju, sementes de abóbora, semente de girassol, e nozes. Gostou da dica? Não esqueça de compartilhar com o amigo que precisa baixar a glicemia e cuidar da saúde. 

 

Opção acessível e prática, mas não esqueça de ler o rótulo na hora de escolher o seu iogurte, não deve conter açúcar, nem amido modificado muito menos mel.

LISTA DE PRODUTOS CITADOS NO POST

Clica em cima do nome no produto para abrir o link abaixo

CACAU EM PÓ 100% ALCALINO

ADOÇANTE STEVIA

EXTRATO DE BAUNILHA

SEMENETE DE CHIA

BEBIDA VEGETAL DE CASTANHA

BEBIDA VEGETAL DE CHOCOLATE

O envio dos produtos acima não são de responsabilidade da Cozinha do Diabético, verifique as avaliações e boas compras.

Onde você pode encontrará novas receitas assim?

Se você sente dificuldade em retirar os alimentos açucarados, precisa mudar o estilo de vida e não sabe por onde começar? Que tal conhecer a ENCICLOPÉDIA DO DIABÉTICO. 

10 livros pra facilitar a sua vida e levar mais saúde economia e sabor para a sua casa. 

CLICA AQUI E APROVEITE!

Controle suas emoções, cuida da sua saúde, controle sua glicemia, busque praticar

atividade física regularmente, emagreça com equilíbrio e busque acompanhamento
médico e nutricional. A sua vida vale muito.”
 Cozinha do Diabético

“Para Deus Toda Honra e Glória!” Carla Carneiro 

Veja outros Artigos

Como Usar Produtos Naturais Para Baixar a Glicemia?

Baixar a glicemia de forma natural é possível utilizando uma combinação de alimentos, ervas e práticas diárias. Aqui estão algumas estratégias e produtos naturais que podem ajudar: Você que é

BEM ESTAR CDD

Como baixar a glicemia usando canela?

Antes de mais nada, hoje iremos te contar 05 maneiras de utilizar a canela no dia a dia. Acima de tudo, quem ai não ama aquele cheirinho quando a mãe

Receba agora mesmo um Ebook Gratuito com receitas deliciosas para manter sua dieta