Alimentação e Diabetes: Controle do Açúcar no Sangue

Nesse artigo você saberá sobre alimentação e diabetes e como controlar o açúcar no sangue, além disso: 

  • De Onde Vem o Açúcar no Sangue. 
  • Carboidratos e açúcar no sangue. 
  • Proteínas e gorduras na alimentação do diabético. 

Isso e muito mais você aprende aqui. E no final desse artigo deixei algo especial para você.

Alimentação e Diabetes: Controle do Açúcar no Sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue em uma faixa normal é um desafio para pessoas com diabetes. O açúcar no sangue, ou glicose, aumenta e pode deixar o sangue “muito doce”, dificultando o controle da condição. Aqui criamos alternativas eficientes para controlar o açúcar no sangue, receitas com farinhas funcionais e dicas imperdíveis. 

De Onde Vem o Açúcar no Sangue de Quem tem Diabetes?

O açúcar no sangue provém de duas fontes principais: o fígado e os alimentos que consumimos. Embora não possamos controlar diretamente a quantidade de açúcar que o fígado produz, podemos controlar a nossa dieta, fazendo escolhas alimentares mais inteligentes. O médico Jason Fung explica muito bem tudo isso no livro o código da Diabetes. 

Macronutrientes: Os Principais Nutrientes dos Alimentos

Os alimentos são compostos de três categorias principais conhecidas como macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Muitos alimentos contêm uma combinação desses macronutrientes, mas geralmente os agrupamos com base no nutriente predominante. Mais sabe o que de fato importa? Você aprender de forma prática quais são os alimentos mais indicados para diabéticos. Veja na Enciclopédia as opções de receitas e alimentos indicados. 

Carboidratos e Açúcar no Sangue

Carboidratos: Os carboidratos vêm principalmente de amidos ou açúcares e se transformam em glicose durante a digestão. Essa glicose entra na corrente sanguínea e é conhecida como açúcar no sangue.

  • Impacto dos Carboidratos: Quanto mais carboidratos você consome em uma refeição, mais açúcar é absorvido pela corrente sanguínea, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue.
  • Fontes de Carboidratos: Alimentos ricos em amido, como pão, arroz, macarrão e batatas, podem rapidamente se transformar em açúcar. Mesmo alimentos considerados “saudáveis”, como frutas, podem conter muito açúcar. Então evite frutas como banana, manga e frutas adocicadas e maduras demais. 

Para algumas pessoas, comer uma batata pode aumentar o açúcar no sangue tanto quanto consumir 9 colheres de chá de açúcar! Isso varia com base na genética e na sensibilidade à insulina de cada indivíduo.

 Teste de Resposta ao Açúcar no Sangue: Para entender como diferentes alimentos afetam seus níveis de glicose, teste seu açúcar no sangue antes de comer e a cada 30 minutos após comer, durante até duas horas.

 Os resultados podem ser surpreendentes e ajudarão a ajustar sua dieta. Só não esqueça de consultar o seu médico. Afinal nenhum post substituirá uma consulta médica, muito menos o seu tratamento indicado pelo profissional de saúde. 

Alimentação e diabetes: controle o açúcar no sangue.

Proteínas e Diabetes

Fontes de Proteína: Ovos, aves, carne, frutos do mar e tofu são ricos em proteínas. Em quantidades moderadas, a proteína geralmente tem pouco ou nenhum efeito sobre o açúcar no sangue. Se preferir um pãozinho criado apenas com frango, adquira o livro Pães e Pizzas da Cozinha do Diabético. Clica aqui. 

Gorduras e Diabetes

Gorduras na Dieta: A gordura dietética, por si só, praticamente não afeta o açúcar no sangue. No entanto, raramente consumimos gordura isoladamente.

  • Composição dos Alimentos: Alguns alimentos, como queijo, são principalmente compostos de proteína e gordura e não aumentam significativamente o açúcar no sangue. Já outros, como donuts e batatas fritas, são ricos em carboidratos e gorduras, elevando substancialmente os níveis de açúcar no sangue. Criamos um donuts low carb que você vai amar e a receita está no livro de doces da Enciclopédia do Diabético. 

Clica aqui e adquira A ENCICLOPÉDIA DO DIABÉTICO E APROVEITE A OFERTA DA Cozinha Do Diabético. 

Alimentação e diabetes: controle e do açúcar no sangue. Cozinha do Diabético.

Não esqueça de controlar a alimentação e buscar alimentos aliados. Aqui na ENCICLOPÉDIA DO DIABÉTICO VOCÊ ENCONTRA UMA LISTA COMPLETA DE ALIMENTOS INDICADOS PARA VOCÊ QUE PRECISA BAIXAR A GLICEMIA. Clica aqui e aproveite. 

Diabetes – Conclusão 

A alimentação tem um papel crucial no controle do diabetes. Compreender o impacto dos macronutrientes sobre os níveis de glicose no sangue ajuda a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e a manter o diabetes sob controle.

 Adote uma abordagem consciente e monitore regularmente seus níveis de açúcar para aprender como seu corpo reage a diferentes alimentos. Essa prática pode ser a chave para gerenciar eficazmente o diabetes e viver uma vida saudável, sem esquecer de seguir sempre as recomendações médicas. Evite comida repleta de amido, faça escolhas deliciosas e zero açúcar. Te esperamos para cuidar da saúde com a Enciclopédia do Diabético. 

 
Refeições para Diabéticos você encontra aqui na Cozinha do Diabético.

DESEJA RETIRAR O AÇÚCAR E O TRIGO DA ALIMENTAÇÃO?

Conheça os produtos digitais que te ajudarão nessa caminhada

CLICA AQUI E CONHEÇA A LOJA CDD

Controle suas emoções, cuida da sua saúde, controle sua glicemia, busque praticar

atividade física regularmente, consulte seu médico e nutricionista. 

A sua vida vale muito.” Cozinha do Diabético

Veja outros Artigos

Como Usar Produtos Naturais Para Baixar a Glicemia?

Baixar a glicemia de forma natural é possível utilizando uma combinação de alimentos, ervas e práticas diárias. Aqui estão algumas estratégias e produtos naturais que podem ajudar: Você que é

BEM ESTAR CDD

Como baixar a glicemia usando canela?

Antes de mais nada, hoje iremos te contar 05 maneiras de utilizar a canela no dia a dia. Acima de tudo, quem ai não ama aquele cheirinho quando a mãe

Receba agora mesmo um Ebook Gratuito com receitas deliciosas para manter sua dieta